Silepse

Para saber como a Silepse funciona em nosso cotidiano é importante saber que essa figura de linguagem tem a sua própria estrutura gramatical e que ao estudarmos conseguimos detectar qual é a sua funcionalidade.

Por isso, Silepse é uma figura de construção ou pode ser vista como sintaxe, e será apresentada junto ao seu conceito, origem e com os exemplos para obter maior entendimento.

Origem – Etimologia

Antes de obter a base conceitual sobre Silepse, a sua origem é um bom caminho para saber como ela funciona. A sua origem derivada do grego quer dizer syllepsis, essa por sua vez, pode significar ” tomar em conjunto”, ” ato ou formar de compreensão”. Diante desse significado pode ser estruturado o conceito sobre essa figura.

Silepse Conceito

Como a sua origem fala sobre “ato de compreensão”, teremos em seu conceito que Silepse é uma concordância ideológica e esse embasamento pode ser visto quando a Silepse dentro de uma frase, toda vez deixa de concordar com alguma palavra ou uma expressão.

Essa por sua vez, pode ser encontrada em 3 formas: número, gênero ou pessoa.

Confira o primeiro exemplo sobre essa figura de linguagem.

Exemplo: Recife é cheia de surpresas.

Dentro dessa frase encontramos o gênero, isso se dá porque Recife é um substantivo comum.

A palavra usada para dá concordância é “cheia”, então ao ler saberemos que ” a cidade do Recife é cheia de surpresas”.

Exemplo: A população chegou agitada ao comício, levavam cartazes e apitos.

Nessa construção notamos que o início da frase não encontramos essa figura de linguagem, ela só aparece na frase para concorda quando vemos o verbo “levavam” que está na 3ª pessoa do Plural e a sua função é concordar com a ideia de muitas pessoas.

Confira os demais exemplos que pode lhe ajudar a identificar o que realmente pode ser Silepse nas frases ou nas expressões do dia a dia.

Exemplos:

O Rio de Janeiro é movimentado.

Você é obrigado a varrer até cair morto.

Corria gente de todos os lados, e gritava – Mário Barreto

Os brasileiros choramos a derrota da Seleção contra Alemanha.

Aprenda também: