Metonímia

A Metonímia faz parte de uma das categorias de figuras de linguagem e é parte integrante da figura de semântica, as vezes é confundida como metáfora. E tem como alguns conceitos ser uma metonímia tem como finalidade dá lugar de uma palavra para outra.

Estudar as estruturas gramaticais é sempre um grande desafio, e quando são temas surpresas nas provas acaba exigindo que os estudantes fiquem atentos aos temas, isso também está incluso as figuras de linguagem, a Metonímia faz parte de uma das subdivisões das figuras de palavras e pode ser uma opção nas provas.

Essa relação pode ser de maneira qualitativa e quantitativa onde sempre fará uma ligação da palavra para a outro.

Veja o exemplo abaixo:

Exemplo:Gosto de ler José de Alencar.

Ora, nessa frase vemos que temos o autor conhecido em todo o mundo pelas obras literárias, com isso a palavra ‘ler’ remete a livros. Veja o segundo exemplo para obter maior noção.

Exemplo: Vamos dar uma passada na Rosa para ficar a semana.

Quando notamos essa frase, percebemos que a expressão “passada na Rosa”, significa que vai passar na casa da Rosa. Esse é um método usado para lugar de propriedade ou proprietário.

Etimologia de Metonímia

O entendimento do conceito antes de tudo vai partir da etimologia, ou a chamada origem da palavra.

A palavra metonímia segundo a estrutura grego metonymía em sua divisão pode ser traduzida da seguinte maneira, meta significa mudança ou mudar, e o termo onoma quer dizer “nome”. Dessa maneira será o derivado de “Mudança de Nome” ou “modificação de nome”.

É dessa premissa que surge assim seu conceito que quer dizer que Metonímia é a substituição de uma palavra por outra.

Exemplo:O Pedro respeita os cabelos branco de Valmir

Quando associamos ao cabelo branco, queremos falar da idade daquele sujeito, ou seja, a consequência nessa situação é de causa, sendo assim uma passagem no tempo de quem respeita para quem está sendo respeitado.

Segue mais exemplos:

Ayrton Senna foi um maravilhoso volante.

João comeu um prato no almoço.

Completou quinze primaveras.

Assistiu Tempo Modernos.

Minha filha gosta de Danone.

É importante lembrar que a Metonímia tem semelhança com a metáfora, porém essa não deve ser confundida.

Assim, é sempre recomendável ter o entendimento que Metonímia substitui uma palavra para dá o mesmo sentido. Será sempre possível encontrar textos que traga a metonímia como referência de linguagem.

Leia também: