Metáfora

Metáfora – A origem dessa palavra vai soar dessa maneira Metaphora, palavra essa que vem do grego e pode significa “transferência” ou “Troca de Lugar”, por este significado poderemos assim ligar ao seu conceito básico encontrado em Figuras de Linguagem.

O que é

Metáfora segundo a figura de linguagem é uma maneira de estabelecer que exista uma certa semelhança entre uma palavra, ou seja, ela sai de seu contexto literal e se torna figurado.

A Metáfora acaba se tornando de certa maneira uma comparação da palavra diante de uma frase. Temos o nosso primeiro exemplo para que você tenha entendimento.

Exemplos:

Joana é uma flor.

Note que a palavra ela é caracterizada pela “flor” que pode ser pela beleza que a flor no sentido literal possui, como também comparar que Joana é uma flor associado a beleza, a pureza, a simplicidade da natureza. É dessa maneira que a palavra dentro da frase acaba ganhando um sentido associação ao literal com o figurado.

O motoqueiro é lento como uma lesma

Esse é outro exemplo pode fazer o estudante ter mais proximidade entre o que vem a ser a metáfora, na frase ” O motoqueiro é lento como uma lesma”, ao analisar essa frase é possível ver que a palavra “lesma” acaba sendo ligação de “lento”.  A palavra lesma que é o mesmo de um molusco acaba mostrando que existe uma ligação figurada devido à demora ou lentidão desse motoqueiro.

Dessa forma a metáfora que tem como base estabelecer semelhança na palavra usada, lembrando que Metáfora se difere de Comparação que também é figura de linguagem. A metáfora faz parte da subdivisão dos tipos de figura de linguagem e pode ser encontrada em Figuras de Semânticas.

Metáfora

Todo estudante sempre está em busca de um suporte para seus estudos, e como Figuras de Linguagem é um assunto complexo e extenso nada melhor do que entender de cada conteúdo de forma simples e objetiva.

Esse é um assunto pouco cobrado em provas, mas acaba virando surpresa para quem faz o Enem, Encceja, concurso, escola, faculdade ou qualquer outro tipo de prova, por isso confere o que vem a ser Metáfora!

Figura de Linguagem – Metáfora

Antes de entrar diretamente no conteúdo, é bom fazer uma breve recordação do que vem a ser Figura de Linguagem. Esse é um recurso aplicado ao texto com o intuito de conseguir levar um determinado efeito podendo esse ser por meio de uma ideia, pensamento, dessa forma ficará fácil de identifica a forma de interpretação do texto.

É importante ressaltar que a Figura de Linguagem ou de Estilo tem subdivisões sendo ela em Figura de palavras, Figura de Construção, Figura de Pensamento ou Figuras de Sons/Harmonia. Para este artigo, você vai conhecer uma Figura de linguagem chamada de Metáfora que está liga a Figura de Palavra/Semântica.

Aprenda também: