A figura de linguagem Ironia faz parte dos tipos de figura que existe, e nesse caso, é importante entender o seu conceito e ter alguns exemplos para saber ou relembrar sobre uma temática que faz parte do cotidiano de todos.
Etimologia
Estudar as figuras de linguagem faz parte do processo de conhecimento gramatical e de sua estrutura nas frases.
Antes mesmo de ter noção sobre o que vem a ser o termo Ironia, é justo que tenhamos um breve conhecimento de sua origem.
Essa palavra na derivação do latim, é chamada de ironia, mas a sua origem é de fato grega e pode ser chamada de eironeia, que significa “disfarce” ou pode ser interpretado também como “dissimulação”.
Desse significado podemos criar assim a sua contextualização que vai ser base nas frases usados em nosso dia a dia.
Ironia – Conceito
Após saber como funciona a origem dessa figura de linguagem é importante saber como ela é conceituada.
Ironia é a relação da palavra ou de uma determinada expressão em que sua forma tenha um sentido diferente do que geralmente ela é com a ideia de causar humor.
Exemplo: Fale mais alto, lá no final da rua ainda não consigo ouvir.
Se você analisar a frase, vai notar que alguém na frase fala muito a baixo do que o imaginado, ou seja, fale mais alto. Com um tom irônico afirmando que a distância.
Vamos notar o próximo exemplo:
Exemplo: O Luís é uma pessoa educada! Entrou em casa sem cumprimentar.
Notável que na frase a ironia fica evidente, quando você afirmar que a pessoa não cumprimentou, isso fala que a educação dela não exista por mais que ela saiba que deva cumprimentar ao chegar em casa.
Podemos usar três teorias para explicar os tipos de ironia, sendo elas:
Ironia de Situação: é quando o resultado de uma ação se torna contrária ao desejado ou esperado.
Ironia Oral: nesse caso a pessoa fala uma coisa, mas a sua intenção é de falar outra, porém o significado da palavra usada se torna literal.
Ironia dramática: Nessa situação, temos a palavra colocando em questão o entendimento com uma situação ou um personagem. Esse vai depender de como será construido a frase.
Confira mais exemplos relacionado:
Oba, vamos ter que refazer todo o trabalho essa semana!
Você está tão perfumada, Lucia. Quantos litros de perfume usou?
Eu sou ateu graças a Deus.
Por tanto, se ela é a figura de linguagem que você estuda no momento. Saiba que esta é uma linguagem que tem a intenção de ser usada para dizer o oposto.
Aprenda outras figuras de linguagem: