Eufemismo

Eufemismo é mais uma das figuras de linguagem que está relacionada a estrutura gramatical e que é encontrada dentro da classificação de Figuras de linguagem em figura de pensamento.

Por isso, é importante conhecer um pouco de sua origem, como também fazer entendimento breve de seu conceito e ter exemplos simples para associar ao conceito dado.

Eufemismo Origem

Antes de tomar um conhecimento breve sobre o conceito de Eufemismo, é importante saber a sua etimologia, ou a chamada origem da palavra.

Por isso, segundo o vocabulário a palavra Eufemismo no grego está “eu”, que significa que é algo agradável, ou algo bom, e na palavra “pheme” quer dizer palavra.

Ora, se fazemos a união dessas duas palavras “euphémein” tem como ser em seu significado “bem falar”, “bem dizer”, “palavras de bem” , “palavras agradáveis”, por essa origem, formamos assim a sua origem conceitual.

Eufemismo Conceito

Eufemismo é uma figura de linguagem e sua maior finalidade dentro de uma estrutura gramatical é de amenizar ou suavizar uma expressão ou uma palavra utilizada na frase para não se torna tão rude ou pesada ao longo de sua construção.

Confira um exemplo para entender o que vem a ser o conceito:

Exemplo: Comer capim pela raiz.

É um exemplo que está relacionado com a morte, uma maneira de suavizar a grosseria. Mais você também pode entender no conceito de Eufemismo como uma troca de palavra ou de expressão para não ser indelicado com quem ler ou ouvi a expressão.

Exemplo: você é uma mulher desprovida de beleza.

Quando lemos o exemplo, identificamos que a intenção na frase era de afirmar que a mulher era feia.

Veja o próximo exemplo!

Exemplo: Ele subtraiu o tablet da jovem no ônibus.

Ao ler a frase, identificamos a palavra subtrair significa junto a construção do texto que ocorreu um roubo.

Leia mais exemplos sobre eufemismo!

Exemplos:

Amaro estucou as canelas.

Aquele lá foi para a terra dos pés juntos.

Não se deu bem no vestibular.

Lucia partiu dessa para melhor.

Leia também: