Como fazer uma boa redação

redação boa

Uma Redação pode ser motivo de muita preocupação para algumas pessoas e nos deparamos com ela, em nosso cotidiano também, que pode ser em uma entrevista profissional, um teste para vestibular, como o ENEM, um TCC, elaborar um e-mail, relatório, carta, um documento que seja oficial e em outras situações. Vamos saber como deve ser feita uma boa redação. Siga ao nosso post.

Como fazer uma boa redação

O que as pessoas pensam

Muitas pessoas pensam que fazer uma boa Redação é motivo de se ter medo, apresentando até um bloqueio que seja mental, por acharem que não tenham capacidade em escrever um texto que seja matador, com uma nota excelente. É aí, que as pessoas se enganam redondamente, pois, é preciso treinar bastante, com a prática assegurando que qualquer pessoa se saia muito bem na escrita.

O que é uma Redação

A Redação é o processo de escrita de um texto. Para que se consiga passar uma mensagem a qual se deseja. Será preciso dispor de elementos que serão os suficientes para a construção de um sentido. O que pode incluir colocar em prática todas as normas gramaticais da Língua Portuguesa, num texto com coesão e coerência entre todas as ideias que forem apresentadas.

Como pode ser uma Redação

Uma Redação pode ser argumentativa ou dissertativa, porém, elas tem de ser consistentes e mesmo se for uma narrativa ou uma descrição todos os fatos e as ideias devem ser apresentadas de acordo com as demais, fazendo com que o texto faça sentido por quem o lê. Cada um dos tipos de Redação são compostos de elementos distintos e que pedem por algumas técnicas.

Uma das melhores estratégicas

Ler é considerado como uma boa opção para que sejam aprimoradas todas as suas habilidades comunicativas e isso vale para todas as pessoas. Dessa forma, se estará mais perto de um contato com a norma culta de nossa Língua Portuguesa, com a prática da Gramática e com muito enriquecimento de todo o vocabulário de uma pessoa, A leitura deve ocupar um lugar de destaque em nossas vidas.

A estrutura para se fazer uma boa Redação

Os avaliadores em uma Redação irão analisar o texto através de sua estrutura, que é realizada por intermédio de etapas. É de extrema importância que se preocupe com cada uma dessas etapas, o que pode garantir que todas elas atendam ao que é esperado. Uma boa Redação é feita dividindo e analisando a introdução, o desenvolvimento em um texto e por último a sua conclusão.

redação boa

Exemplificando mais essas etapas em uma Redação

A introdução é a etapa em que se apresenta o que será falado nessa Redação. É com um parágrafo que é bem básico e curto. Requer muita atenção e precisa ser direta, simples e objetiva. O texto deve girar em torno dessa introdução que foi elaborada, com um tamanho ideal que pode ser de 2 até 3 frases e em cada parágrafo, que for o posterior deverão ser defendidas, com as frases que forem elaboradas nessa introdução.

Mais detalhes sobre essa introdução

No primeiro parágrafo que pode ser a deixa para o desenvolvimento se explica o motivo e num segundo parágrafo se deve ter o critério de organicidade, que é um critério usado para medir a organização em seu texto, com cada frase usada na introdução sendo explorada nesse parágrafo, para que o seu texto tenha uma estrutura que seja bem lógica e com organização para o leitor.

O desenvolvimento

No desenvolvimento, a coisa muda numa Redação e nessa etapa ela não pode ser mais uma continuidade da introdução. Os dois tem uma relação íntima, mas são independentes. Nessa etapa, é como se tivéssemos começado um texto novamente e nunca deve ser começado com termos como Por causa disso, com isso, dessa maneira e outros termos dessa natureza.

A missão do desenvolvimento

A missão dessa etapa é a de se provar ao leitor que o nosso ponto de vista, ou seja, de quem está escrevendo. Isso deve ser feito com argumentos, sendo explicado de forma clara e se possível com fatos. O desenvolvimento também pode ser obtido com perguntas que levam ao leitor a pensar e algumas dessas perguntas podem ser: ´´Como provar isso?´´, ´´ Como isso acontece?´´ ou ´´Quais as consequências disso?´´

Leia também: Uso do Porque / Por quê / Porquê / Por que

A conclusão em uma Redação

Muitos estudantes pensam que nessa etapa é a hora de repetir o que já foi dito. O que é um engano. A conclusão é um fechamento, que pode acrescentar algo a esse texto, como uma retomada de uma discussão, com muita criatividade ou para se fazer advertências, uma análise que seja crítica, dar sugestões e nunca deve ter mais que 4 frases com ponto final.

Organize a sua linha de pensamento para uma boa Redação

É preciso refletir sobre o tema dessa Redação e com todo o conteúdo que será discorrido nela.  Uma boa forma para a organização da sua linha de pensamento é com um rascunho, com todas as ideias sendo transcritas para ele, do jeito que vierem a sua mente e nesse momento sem a preocupação com a estrutura e as etapas de um texto, nem com a perfeição, deixando fluir as suas ideias e depois as organizando-as.

As regras a serem colocadas em uma Redação

Use também em uma Redação a simplicidade, buscando as frases certas, com conexão nas frases, com as palavras adequadas e conhecidas, com muita clareza sem deixar nada subentendido para os leitores, com muita objetividade sabendo o que realmente é mais propício para o seu texto com argumentos e sem encher linguiça ou dando voltas, mas costurando e amarrando bem o seu texto.

Para finalizar a sua boa Redação

Nunca entregue uma Redação, por melhor que ache que esteja boa, sem ler, reler e ler novamente. Por esse motivo que é tão importante o pensamento, o planejamento, a escrita e uma releitura em seu texto na hora de entregar. Sem pressa ou nervosismo que só atrapalham. Contudo, poderão também ser aprimorados os erros de ortografia, as acentuações e a forma como são expostas as suas ideias. Treine sempre numa Redação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*