Catacrese

Catacrese é mais um conceito de figura de linguagem, um estilo de linguística que pode ser usado como as demais figuras no dia a dia.

Entender o conceito e ver as suas exemplificações, faz com que o estudante tenha maior entendimento sobre o assunto.

O que é Catacrese

De acordo com sua origem etimológica a palavra Catacrese está ligada ao derivado do latim, mas conhecido como “catachresis”, onde também de origem grego como katákhresis, essa tem o significado de mau uso ou uso errado, ou ainda uso impróprio.

Sendo uma figura de linguagem essa será em sentido de “uso impróprio da palavra”.

O conceito de Catacrese é porque ela faz parte da figura de linguagem e é uma figura de semântica ou palavra, esse tem como finalidade ser uma figura que ocorre quando uma determinada palavra se transforma em complemento da outra.

Veja os exemplos:

Exemplo: O pé do guarda-roupa estava quebrado

A iniciação (pé do guarda-roupa) traz justamente essa relação de que a palavra “pé” foi utilizada como complemento ou empréstimo para entendimento de outra palavra.

Catacrese pode ser entendida também como o uso de uma determinada palavra ou mesmo de uma expressão que deixa descrito o que ser quer de fato de uma expressão, esse uso é adotado por não existir outra palavra concreta que possa descrever a expressão.

Segue assim mais um exemplo desse conceito:

Exemplo: Coloquei na salada um dente de alho

Na frase você encontra “dente de alho”, claramente não existe dente de alho, e apenas alho como ele possui divisões que remete a um dente a palavra foi utilizada para ser a mais apropriada possível para a expressão.

A catacrese pode ser vista como uma figura especial, isso porque ela também remete a metáfora, e é possível ver dessa forma através dos exemplos que segue abaixo:

Exemplo: A frase dele estava ao pé da folha.

Exemplo: Um beijo seria uma borboleta afogada em mármore. Essa frase é um trecho escrito pela autora Cecília Meireles e que é muito utilizado como exemplo de catacrese.

Note que a primeira frase está metaforicamente dizendo que ao pé da folha, ao imaginar essa expressão sabemos que a folha não possui pé, mas é uma forma de afirmar que a frase está na parte inferior.

Já na segunda frase, tem uma frase muito usada para esse entendimento, fazer a associação de um beijo, com a borboleta afogada, isso ao ser imaginado claro que inexiste, porém é uma metáfora original em que está associado ao sentimento ou a sensibilidade de um ser.

Outros exemplos que você pode encontrar em frases catacreses:

Exemplo: Cabeça de prego, dente de alho, pé da mesa, asa da xícara, braço da poltrona, vinagre de maçã, mão de faca.

Esses são alguns exemplos que pode estar nas frases de catacrese.

Leia também: