Antítese

Toda figura de linguagem tem os seus tipos e como são várias classificações, a figura de linguagem que você pode estudar é a Antítese por meio de seu conceito, e dos exemplos para facilitar o entendimento de qual é a sua função.

Origem

A sua é uma previa do que significa a Antítese, ou seja, é por meio da etimologia que você descobre o que vem a ser Antítese antes mesmo da conceituação. Em seu termo grego antithesis pode significar “oposição”, “resistência”, então a partir desse ponto você terá mais entendimento do conceito.

Conceito de Antítese

Como a Antítese faz parte de figura de pensamento, pode ser vista como contraposição ou ainda, pode ser definida como uma utilização feita entre as palavras para dá o tom de oposição.

Exemplo: Viver e morrer são as coisas mais naturais do mundo.

Veja o segundo exemplo:

Exemplo: A alegria e a tristeza fazem parte do meu trabalho.

Mais um complemento do que vem a ser Antítese, essa figura pode ser conceituada como o uso de uma palavra ou expressão como intuito de sentido oposto, ou seja, a frase criada dará maior expressão em sua utilização.

Exemplo: Educação é luz sobre trevas

Nesse exemplo, temos a palavra luz afirmando que existe um caminho iluminado, e trevas que pode ser dito como um caminho mais escuro.

A Antítese também pode ser encontrada em versos, mas não deve ser confundida com paradoxo,

veja os exemplos em versos:

Exemplo: Sou teu céu e teu inferno, sou teu tudo, sou teu nada.

É importante frisar que paradoxo faz uso das palavras para oposição porém é para causar ideia ou expressão, no caso da antítese, ela também terá palavras de oposição, e por ser contrárias ele reforça o que deseja transmitir.

Segue vários exemplos:

Não existiria som se não houvesse silêncio – Lulu Santos

Amor e ódio são sentimentos que andam lado a lado.

O mal dos médicos é conviver com saúde e a doença.

Ela estava entre a vida e a morte.

Leia também outras figuras de linguagem: